O Workshop de palestras O Processo Criativo é uma adaptação do curso homônimo
de Charles Watson na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Este workshop
consiste em três módulos complementares porém autônomos. Cada módulo contém
uma série de palestras provocativas ministradas em regime intensivo de 4 horas
por dia ao longode 4 dias consecutivos. Os módulos podem ser administrados
separadamente ao longo de um ano, completando um total de 48 horas
e assim cobrindo a maioria dos aspectos deste vasto assunto.
Amplamente ilustrado com textos, vídeos e exercícios, as palestras demonstram
que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera a diferença entre as
linguagens. E que entendendo os mecanismos que podem limitar a criatividade,
melhor podemos desenvolver estratégias que, ludicamente, podem contornar
essas tendências.
Desenhado para grupos multidisciplinares, designers, publicitários, arquitetos,
empresários e todos que se interessam pelo processo criativo e para quem a
geração de novas idéias se tornou fundamental seja em nível profissional ou
pessoal, o Workshop parte da análise dos seguintes tópicos:
Módulo I
CONSIDERACÕES GERAIS
• Definições da Criatividade na história
• Relação de Criatividade com Limites
• Dualidades da Criatividade: Koestler / Torrence / Bohm / de Bono /
dicotomia de Archimedes
• Domínio / Linguagem / Campo Semântico
PROCESSOS PERCEPTUAIS
• Modelos do Mundo: (Fisiologia da Percepção) John Ruskin / Gregory /
Dawkins / Carter / Hoffman
• A Grande Divisória e a dicotomia Cérebro Esquerdo / Cérebro Direito:
Sperry / Carter / Taylor
• Classificação e Estereotipagem: (Vendo o que espera ver ou “Quando só
lhe resta um martelo, tudo parece prego”) Pinker / Dawkins / Csikszentmihalyi
• O Nome das coisas / Nomes como alças: Feynman / Proust / Newman /
Csikszentmihalyi / Chatwin / Miller / Svankmajer
• Suposições inapropriadas / Paralisia por função
• Suspensão entre duas categorias: Breton / Lautréamond / Ernst /
Michel Groisman / Picasso / Meret Openheim / Sam Taylor Wood
• Saturação: 1 e 2 / Convicção x Compulsão
Saturação 1 (como problema)
Saturação 2 (como solução): Tehching Hsieh / Jan Fabre / Opalka / Long /
Los Torresmos / Francis Alÿs / Sisyphus como herói existencial
• Pequenos Desvios no Tecido da Realidade
• O Olhar do outro / O passo para trás / O segundo olhar / Bootstrapping
Módulo II
PROCESSOS EMOCIONAIS
• O Gene Inútil (o modelo evolutivo): Csikszentmihaly / Dawkins
• Sistemas não lineares: Luiz Alberto Oliveira
• Motivação (Intrínsica / extrínsica, “a cenoura ou o chicote”) Miles Davis /
Keith Jarret / Bob Dylan / Clarice Lispector / Rollo May / Antonioni /
Andrew Wiles / Ellen McArthur / Frank Gehry
Motivação Extrínsica
Motivação Intrínsica
• Flow (Fluxo) / Autotelismo: Csikszentmihaly
• A engenharia do erro / Medo de errar / Medo de se arriscar
• Pré-julgamento / Avaliação prévia
• A importância de não ter nada a perder
• Ansiedade (dificuldade em gestação)
• Persistência
• A habilidade de mudar de objetivo
CULTURAIS / AMBIENTAIS
• Humor / o encontro de duas matrizes mutuamente exclusívas :
Arthur Koestler
• Múltiplas Inteligências: Howard Gardner
Inteligência linguistica
Inteligência musical
Inteligência / lógica matemática
Inteligência espacial
Inteligência corporal / cinestética
Inteligências pessoais (inteligência intrapessoal / inteligência Interpessoal)
• Tabu
• Fantasia x Realidade
• Razão x Intuição / pólo subjetivo, pólo objetivo
• Tradição x Mudança
ESTRATÉGIAS
• Geração de Alternativas
• Fragmentação / Desconstrução
• Reestruturação
• Criando obstáculos para digestão
• Infraestrutura tácita: David Bohm
• Pontuando o mundo / Observação precisa / Pedágio de Pensamentos
• Inversão
• Estímulo aleatório
• Analogia
Módulo III
VISUALIZAÇÃO
• Imaginação: Tesla / Mozart / Einstein / Gary Snyder / Kerkulé / Einstein
• Desenho: como meio de pensar / a possibilidade de retro-alimentação:
Lawrence King / Thomas Edson / Christo / William Kentridge / Bill Viola
• Manipulação: como meio de pensar / a possibilidade de retro- alimentação:
Gehry
• Linguagem adequada
• Necessidade de um problema / O problema como limite /
O problema como forma
• Brainstorming
Desde 2004 recomendado pelo University of the Arts London e suas escolas de arte
afiliadas - Camberwell College of Arts, Central St. Martins College of Art and Design,
Chelsea School of Art and Design, The London College of Fashion, The London College of
Desde 2004 recomendado pelo University of the Arts London e suas escolas de arte
afiliadas - Camberwell College of Arts, Central St. Martins College of Art and Design,
Chelsea School of Art and Design, The London College of Fashion, The London College of
Communications - como um curso de preparação para bacharelado / mestrado em arte.